Sobre o Projeto

69f9c850-7b78-4978-aa90-3071f1f5812f

Em síntese, a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem resultante de um déficit no componente fonológico da linguagem (Frank, 2003).

Por essa razão, pessoas com esse distúrbio apresentam, dentre outros quadros, dificuldade para ler e para escrever, ações fundamentais não apenas para o desenvolvimento acadêmico do indivíduo, mas também para a condição social do sujeito portador.

A escola, um local em que níveis de letramento mais avançados são cada vez mais exigidos para todos os alunos, tem se tornado, segundo Pedro (2010), um lugar de repulsa e de aversão para discentes com esse diagnóstico.

Muitas vezes, nesses espaços, há ausência de informação sobre a questão e, consequentemente, há presença de conflitos, de sobrecarga ou de apagamentos entre professores, alunos, orientadores e famílias.

Assim, este projeto, que é gratuito, tem como objetivos: (1) democratizar conhecimentos acerca da dislexia; (2) proporcionar reflexões sobre práticas pedagógicas no contexto escolar; (3) discutir possíveis desdobramentos acarretados por posturas docentes diante do quadro.

A relevância desta atividade acadêmica consiste na possibilidade de construção, junto aos participantes, de inteligibilidades sobre o processo educacional em que estão inseridos estudantes com transtornos de aprendizagem, seus respectivos educadores, seus colegas de classe, entre outros.

Ele é coordenado pela professora e pesquisadora Talita Rosetti, doutoranda e mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, pós-graduada em Língua Portuguesa e graduada em Letras pela UERJ.

Público-alvo: estudantes de graduação, professores de ensino básico, orientadoras educacionais, estudantes com dislexia, entre outros.

Se você deseja levar o projeto à sua escola ou à sua universidade, ou deseja, simplesmente, receber mais informações, escreva para: dislexia.itinerante@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: